sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A três pontos da vitória no 1º turno

Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) deve ter tirado o sono da direita tupiniquim. Ela mostra que Dilma Rousseff está a três pontos de ser reeleita no primeiro turno. O Estadão registrou o drama de forma mais fria, em texto assinado por José Roberto Toledo e Daniel Bramatti: “A três dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou mais a sua vantagem em relação à principal adversária, Marina Silva (PSB), e chegou a 47% dos votos válidos. Na disputa pela segunda vaga em um eventual segundo turno, Marina voltou a oscilar para baixo, enquanto o tucano Aécio Neves permaneceu no mesmo patamar pelo quarto levantamento seguido”. Haja insônia diante de números tão preocupantes!

O artigo enfatiza: “Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos – quando se exclui da conta os brancos e nulos e os eleitores indecisos – o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente”. Para piorar, na simulação de um hipotético segundo turno entre Dilma e Marina, “a presidente conseguiu sair do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, a petista teria vitória ainda mais folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%”.

Os dois articulistas ainda completam. “Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu paulatinamente nas pesquisas Ibope (42%, 43, 45 e agora 47%), o que reabre a possibilidade de vitória no primeiro turno”. Em seu blog, o jornalista José Roberto de Toledo, um dos poucos que ainda faz análises mais objetivas, dá outros elementos que devem tirar o sono da direita nativa. Para ele, “a chance de Marina Silva passar ao segundo turno contra Dilma Rousseff caiu de 67% para 60% em dois dias. Mesmo assim, ela ainda é 1,5 vez maior do que a de Aécio Neves ir ao turno final contra a atual presidente”. Para o restante da mídia, que acalenta o sonho de salvar o tucano, esta análise não é muito alvissareira!

*****

Leia também:






2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A Globo continuar a Proconsult
https://www.facebook.com/video.php?v=707686222654796
Urariano Mota: O debate depois do último na Globo
http://www.vermelho.org.br/radio/noticia/250660-333

MARCO disse...

Quero saber porque o ancora da band o Boecha não sei se é assim o nome mas ele no horário nobre pode dizer que sendo ele um velho com mais de sessenta não vai votar e recomenda que os iguais a ele também não votem inclusive dizendo que a multa de 3ecinquenta é pouco, acredito que pode ser aceito em uma democracia alguma sacagem mas tem que ter limite até pra ser sacana porque até pedra sabe que a maior parte dos que não iram votor são pessoas que deveriam ser bem informadas mas não o são e a mídia existe na teoria e na LEI PARA ISSO acontecer e não para manipular eleição como o jornal da band esta fazendo estão incentivando o não comparecimento a votação agindo a luz do dia na oposição CONTRA O PT isto não é crime eleitoral o TRE não tá vendo nada ou só trabalha contra também é só mais um contra o PT e o povo.