quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Marina, Aécio e semana dos desesperados

Do blog de Zé Dirceu:

Penúltima antes do 1º turno da eleição dia 5 de outubro, essa é a semana dos desesperados. Os candidatos Aécio Neves (PSDB-DEM) e Marina Silva (PSB), mais o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, todos fazendo apelos dramáticos, todos vítimas, todos coitadinhos, em desespero incontido, o pessoal do PSDB louco para aderir já a Marina e não sabe como.

Aécio apela ao eleitor mineiro com um argumento pueril: votem em mim porque sou mineiro, neto do presidente Tancredo e vou ajudar Minas sendo presidente. E que se dane a República e a Federação… Parece um bebê chorão que não consegue entender o porquê de ter perdido tantos votos. Aí atribui a perda à tragédia que tirou a vida promissora do ex-governador Eduardo Campos, quando a verdadeira razão é que Marina capturou suas bandeiras econômicas neoliberais.

E o mais grave: capturou o apoio do grande capital financeiro e bancário que era do tucanato. Basta ver a pesquisa feita no regabofe preparado como palco para a falsa indignação exposta, ontem, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e patrocinado pelo Lide – a entidade que congrega grupo de empresários de São Paulo e que se tornou palanque de campanha dos presidenciáveis conservadores. Nada menos do que 53% dos 600 empresários presentes ao regabofe do Lide para FHC, ouvidos em pesquisa informal, cravaram aposta na vitória de Marina.

FHC desesperado: 53% do empresariado aposta em vitória de Marina

FHC está desesperado – deixou claro isso, ontem – vendo o PSDB perder a eleição, ficando de fora do 2º turno e virando uma espécie de DEM, a cada dia e a cada eleição minguando e mais perto do fim… FHC fala em corrupção sistêmica, em apontar os responsáveis, esquecendo que em seu governo não havia como apontá-los já que não havia nem investigação e nem inquéritos. Muito menos processos e julgamentos. Tudo era arquivado, engavetado, sempre com o apoio nada discreto de certa mídia.

Mas, se ele quer falar em corrupção sistêmica e em responsáveis, poderia fazer a lista das denúncias nunca investigadas contra o PSDB nos 20 anos que governou São Paulo e impediu a constituição de mais de 70 pedidos de CPI na Assembleia Legislativa. Ou explicar como o tucano Marconi Perillo, com todas ligações que tinha com o empresário da contravenção Carlos Cachoeira, ainda governa Goiás e é candidato à reeleição.

Ou, ainda, começar pelo afundamento nunca apurado da plataforma P-36, da Petrobras, em seu governo, prejuízo de R$ 1,6 bi, o dobro do custo de compra da Refinaria de Pasadena. Ou, até, pela compra de votos para aprovação da emenda da reeleição que o beneficiou… (Confiram aqui os 45 escândalos do governo FHC).

Marina posa de Joana D’Arc e do flechado São Sebastião

A candidata Marina continua pela undécima semana se fazendo de vítima sem razão. Posa de Joana D’Arc, de São Sebastião, quando ninguém a acusou de nada do que ela enumera. Ela é, sim, criticada politicamente por seu programa que diz, nisso de forma clara, que o pré-sal é secundário (a questão merece uma linha no programa de 243 páginas), que o Banco Central deve ser independente…

É criticada porque sempre foi contra os transgênicos e agora mudou, porque defendeu a terceirização, a precarização e a flexibilização das leis trabalhistas – antes era contra – e porque seus assessores estão todos sentando na cadeira como ministros antes de vencer. E como tal, dizem claramente que darão um choque na economia brasileira com cortes nos gastos, mais juros e superávit, tarifaço e por aí vai… Ela quer o que? Não ser criticada politicamente?

0 comentários: