sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Itaú derrota Dilma; mercado elege Marina

Do blog Viomundo:

Vamos ver se entendemos direito:

1. O mercado financeiro dispara às custas de especulação eleitoral, praticamente depondo Dilma Rousseff do Planalto;

2. A “educadora” Maria Alice Setubal, a Neca, acionista do Banco Itaú, foi uma das coordenadoras do programa de governo de Marina Silva. O programa de Marina Silva, socialista, apresentado oficialmente hoje, como pode se ver abaixo promete “assegurar a independência do Banco Central o mais rapidamente possível, de forma institucional, para que ele possa praticar a política monetária necessária ao controle da inflação”. Ou seja, as pessoas eleitas pela população para representá-la não vão apitar nada na chamada macroeconomia; elas que se virem na microeconomia. Não vão apitar, através de seus representantes eleitos, nos aumentos das taxas de juros que eventualmente beneficiem a acionista Neca, rentistas e banqueiros. BC independente de quem?



Para fechar o círculo perfeito, o Itaú informa a clientes, ainda segundo o G1, que a bolsa subiu porque a derrota de Dilma foi “precificada”, ou seja, a presidente foi sacrificada no altar dos que vão se beneficiar da implementação de um programa de governo que uma acionista do Itaú ajudou a escrever.



Tudo isso com você, caro eleitor, apenas assistindo.

Para completar, nas 242 páginas do programa de governo de Marina Silva, já “eleita” pelo mercado, há um eixo inteiramente dedicado a “aprofundar” a democracia e aumentar a participação popular. Se depender do que está escrito lá, o brasileiro vai poder apitar em absolutamente tudo, desde que deixe SÓ a macroeconomia na mão dos banqueiros.

Falta inventar alguma coisa?

2 comentários:

Investidor de Risco disse...

Os banqueiros não tem nenhum interesse em juros altos, mas sim em spreads elevados... Qto mais altos são os juros, mais eles pagam aos seus investidores, mais difícil é emprestar dinheiro e maior é a inadimplência. Os bancos lucram com o spread que é a diferença entre os juros que os bancos pagam pela captação (poupança, fundos de investimentos, cdb's etc) e os juros que eles cobram pelos empréstimos. Juros baixos significam maior demanda por empréstimos e consequentemente maior lucro para os banqueiros.

Anônimo disse...

E o que tem a dizer sobre as doações feitas em milhões do Itaú para a campanha da Dilma e do Aécio?