sábado, 13 de julho de 2013

Revolta das ruas contra a TV Globo

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Nesta quinta (12), mesmo dia em que se realizara a greve nacional, a população aproveitou o ensejo das mobilizações para pedir também pela democratização dos meios de comunicação. E uma das maneiras encontradas para fazer essa reivindicação foi protestar em frente a um dos grandes monopólios da mídia brasileira: a Rede Globo.

Durante o dia, cidades como Bahia, Belo Horizonte, Belém, Aracaju, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo fizeram atos em frente às sedes da emissoras. Na Bahia, cerca de mil baianos ocuparam a TV Bahia – afiliada da Globo – logo às 5:00 da manhã. No protesto, o refrão ecoado já é bem conhecido pelo povo de lá: “TV Bahia – Uma mentira todo dia”.

No começo da noite, foi a vez da capital paulista mandar o recado à rede da família Marinho.

Os manifestantes se concentraram na Praça General Gentil Carvalho, zona sul, e seguiram trajeto pela Avenida Luis Carlos Berrini, até chegar em frente à Rede Globo.Já à tarde, centenas de porto-alegrenses fizeram um escracho conta da Rede RBS- afiliada da Globo.

Na porta da emissora foram jogadas fezes de porcos, seguidos das palavras de ordem “Bosta para uma mídia de bosta”, e com cartazes “Lixo no lixo”. “A mídia é do povo” foi outro eco na voz dos manifestantes, que batucavam pedindo “Abaixo a RBS”.

Além de muitas palavras de ordem contra a emissora, o grupo também chamou a atenção por conseguir interromper o principal jornal da cidade – o SP TV 2ª Edição. Enquanto apresentava o telejornal, o apresentador Carlos Tramontina foi surpreendido por uma luz verde sobre seu rosto.

Porém, o que chamou mais a atenção não foi a luz verde sobre Tramontina, e sim a nota que o âncora soltou logo no começo do jornal. Em um curto espaço, ele comunicou o que estava acontecendo lá fora.

“Um grupo de cerca de 400 manifestantes está fazendo, neste momento, um protesto contra a TV Globo, no bairro do Brooklin. O grupo se reuniu numa praça, na zona sul da cidade, e está caminhando pela Avenida Luis Carlos Berrini, em direção à emissora.”, resumiu.

Em seguida, relatou as reivindicações do protesto. “Os manifestantes pedem a democratização da mídia, e a revisão das concessões de tv, gritam palavras de ordem contra a emissora e fazem discurso. A manifestação é pacífica.”, conclui o apresentador.

Enquanto isso, lá na rua, os manifestantes realizavam atos simbólicos. Um deles foi usar adesivos para trocar o nome da placa ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira por jornalista Vladimir Herzog – torturado e morto pela ditadura militar, em 1975.

No prédio da Globo, os manifestantes conseguiram ainda fazer uma projeção de letreiros com as frases: “Globo Mente” e “Globo Sonega”.

Como resultado do protesto, na página do ato, no facebook, os participantes apontaram a ótima experiência que tiveram e já tentam convocar mais um grande ato contra a emissora.

“Foi um enorme sucesso, foi de um simbolismo inacreditável, parabéns a todos. É o momento de aproveitar o frissom que as imagens e vídeos do primeiro ato estão causando, principalmente aqui no Facebook, e chamar o segundo.”, relatou o jornalista Lino Bocchini, presente no ato.

Detalhe: Embora Carlos Tramontina tenha enumerado apenas 400 pessoas no ato, a estimativa é que bem mais de mil manifestantes se juntaram ao ato.

2 comentários:

Unknown disse...

Miro

Gosto da UJS, bem como de outras certas juventudes de partidos de esquerda ( quando nao se deixam aprisionar por pautas da direita).

Me lembro que quando o cabral aprovou subsidios milionarios pra CCR (CONCESSIONARIA BARCAS RIO NITEROI, PONTE RIO NITEROI, ETC), a turma, em especial do PSTU, fez um barulhaço e o resultado: justica proibiu protesto, multa pros organizadores e a midia silenciou. Tao diferente de agora, sera por que? Rsrsrs

Apos o introito, vamos lá. Acho que ta faltando no discurso deles, com a penetracao em redes sociais,de um fator que considero fundamental, ou seja, separar o joio do trigo na classe media "leitora de veja".

E qual seria o fato? Por, no mesmo nivel da corrupcao, a sonegacao. Precisamos estabelecer UMA CUNHA NA CLASSE MEDIA, dividindo-a entre aqueles que querem mudancas e aqueles que querem manter seus privilegios.

Acompanho jovens da classe media e eles dizem,por ex, que suas familias pagam muitos impostos e por isso a BF deveria acabar. Mas veja so: sabemos que a corrupcao desvia parte do dinheiro, mas a sonegacao desvia tudo. E é obvio que quem nao paga está fazendo que quem paga pague por ele.

Conversando com jovens do perfil das manifestacoes, vi que duas eram filhas de altos funcionarios publicos e dois de medico e empresario. Apos eles se mostrarem uniformemente reacas e anti-politica, comecei a falar hipoteticamente.

Falei, em exemplo, que um advogado que nao dá recibo vai pagar IR real em uma aliquota menor que a de 27,5%, enquanto quem paga, alem de pagar por si, ta pagando pelo advogado. E isto tb impede de reduzir aliquotas de quem paga. Falei tb que o filho do advogado herdara um patrimonio maior pois o que o pai "economiza" no IR aumenta seus rendimentos em detrimento do patrimonio do filho de um funcionario, por ex.

Resultado: destruí a uniformidade no debate e os filhos de funcionarios comecaram a se interessar por ler blogs, etc. Teve uma que ate me deu retorno sobre link que mandei sobreo caso da globo.
Rsultado: temos que destruir a unanimidade que a midia construiu na classe media pois é uma unanimidade falsa que so prejudica ao país e setores desta mesma classe media.

Como fazer isso? Acredito que devemos comecar pela sonegacao. Que tal "escrachos" na sonegacao? Nunca aceitarmos falar em corrupcao sem apresentar sua irma gemea, a sonegacao?

Anônimo disse...


[DA NEFASTA E FAMIGERADA SÉRIE: 'O QUE NUNCA SE VÊ NAS organizações(!) GLOBO!'...]

Felicidades, extensivas à sua família!

"Inté" mais!...

AVANTE IMBATÍVEL E APAIXONADA TORCIDA TRICOLOR! Ninguém nos vence em vibração! Ninguém! Bahia clube de raça e tradição! Bahia, o campeão dos campeões! E Tóquio é logo ali!...

Messias Franca de Macedo - sempre tricolor! Sempre tricolor! Até mesmo depois da minha morte!...