segunda-feira, 1 de julho de 2013

A greve geral dos imbecis

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Direto ao ponto : greve geral sem a convocação de sindicatos e centrais sindicais é coisa de imbecil. Nunca na história das lutas trabalhistas, em todo o planeta, uma paralisação foi organizada à revelia da representação dos trabalhadores. E greve convocada por facebook é de um ridículo de dar dó. Noves fora a má fé política e o golpismo dos seus "líderes", o movimento marcado para eclodir nesta segunda-feira, 01 de julho, tem as impressões digitais da indigência intelectual e do analfabetismo político.

E o pior é ver gente "letrada" dando corda a essa estupidez. Jornalistas da grande mídia telefonam para sindicatos e centrais e perguntam sobre a greve. Diante da resposta dos dirigentes sindicais, esclarecendo que só as entidades de trabalhadores possuem legitimidade para convocar greves, alguns demonstram espanto : " Ah, é ? Não sabia." Para se ter uma ideia do nível do PIG.

Como na internet o facebook vem se destacando como terreno fértil para todo tipo de podridão, as pessoas perguntam nas filas de ônibus, do mercado e dos bancos se vai mesmo haver greve. É evidente que a greve está condenada a ser um fracasso retumbante. E os que embarcarem nessa aventura sem respaldo sindical devem saber que poderão ter o dia descontado ou até perder o emprego, dependendo do patrão.

Da calúnia à pregação explícita da ruptura da ordem democrática, da mentira à propagação da todo tipo de preconceito, da pregação nazifascista à boataria mais irresponsável, vale tudo no modismo cibernético do facebook. Sinto na pele a pressão por não fazer parte do mundo dos facebookeiros. Meus amigos chegam a traçar um paralelo entre a máxima jurídica, segundo a qual "o que não está nos autos, não está na vida" e a proclamação de que "quem está fora do facebook está fora da vida."

É claro que a maioria esmagadora das pessoas usa essa e outras redes sociais para se relacionar com os amigos ou para defender, debater e difundir ideias. Mas daí a achar que em plena era do conhecimento o facebook se transformou num espaço vital e essencial para a convivência humana vai uma grande distância.

Em artigo recentemente publicado, o antropólogo Hermano Viana chama a atenção para o risco de um volume tão maciço de informações estar sob controle total de uma empresa norte-americana e alerta para as armadilhas explicitas dos termos de uso do facebook, os quais, naturalmente, ninguém lê.

Falando sobre mobilização sindical séria, vale informar que as centrais sindicais promoverão atos e paralisações no dia 11 de julho, em defesa do destravamento da pauta da classe trabalhadora, que inclui 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, não ao projeto de terceirização do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), 10% do PIB para a educação,10% do PIB para a saúde e reforma agrária, dentre outras reivindicações.

10 comentários:

Ricardo Garcia disse...

Sr.Miro, Respeito suas opiniões. Mas não deixarei de comentar o que falei hoje pela manhã para alguns colegas de trabalho sobre Sindicato e que reflete o por quê? das manifestações sem partidos políticos ou sindicatos "no momento".

Moro em São Bernardo do Campo "terra do Lula" e dos metalurgicos! Ebaa! e andando aqui por perto do meu trabalho eis que o portão de um sindicato se abriu bem no momento que eu passava e dentro vários e só carros ZERO DA VOLKSWAGEN. Entende agora o por quê? A corrupção virou pandemia(epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população), Ricardo Garcia.

leonardo-pe disse...

esse É O PIG! junto com nossa sociedade.um Bando de ignorantes q não se renovam!

Anônimo disse...

Concordo com tudo do seu texto.
Creio apenas que os adjetivos poderiam ser melhor escolhidos. Em muitos casos, inocência, ingenuidade ou até iludidos caberiam melhor do que imbecis ou estúpidos.
Classificar de forma tão contundente, sem dar um espaço ao idealismo sonhador de uma boa parcela dos envolvidos é desprotege-los. Não acrescenta nada de didático aos jovens, idênticos aos que um dia também fomos e, como os de hoje, carecíamos de informações corretas e acima de tudo, de experiência.
Deixe que os "facebookianos" aprendam com seus erros - seus erros ainda causam menos mal à democracia do que o sistema em que estamos todos vivendo. Dê conselhos ao invés de julgar todos com antecedência e com uma só cartilha de adjetivos. Escolha as palavras com os olhos de quem já viveu dias de ilusão...
Desse modo, o senhor ajudará todo um processo humano e histórico.

Juniohead disse...

Concordo em muitos pontos do texto, com ênfase para as críticas à essa rede "social" Facebook.
Também não faço parte disso, e vários amigo me chamam de louco, uns chegam a dizer que é impossível viver bem, sem estar nessa rede. lamentável.

Anônimo disse...


Só mesmo um bando de imbecil para acreditar nessa piada Facebook. Aqui em BH, não existe qualquer greve.

Maura C. disse...

Oi, Miro!
Quando soube dessa 'greve geral' busquei informações, acabei caindo numa entrevista com o criador do 'evento' e a minha intenção de não participar, se tornou em longas conversas com colegas de trabalhos que, sinceramente, são analfabetos políticos e com certeza, votam no candidato que tiver o jingle mais maneiro... E que estavam comentando isso afirmando que participariam.
Eu, fui trabalhar [estou até em horário de almoço] e cara, se for para fazer greve não vou me juntar à essa turma que, segundo a minha pesquisa no Facebook entre os amigos que vão participar, são todos estudantes que não trabalham e que estão de férias, a juventude que acordou...
Eu não dormi e ao contrário deles, o precioso papel que uso para pagar minhas contas não saí do bolso de seus pais...
Enfim, eu uso o Facebook como forma de comunicação entre amigos e divulgação de assuntos do meu interesse, mas a cada dia a vontade de 'sair' daquilo aumenta.


Abraços,
Maura - Blog da /mauraparvatis.

Anônimo disse...

Ou seja: quem decide é o sindacato e os partidos por trás deles, não o povo.

Alex disse...

"Como na internet o facebook vem se destacando como terreno fértil para todo tipo de podridão,..."

Fala sério. Vai escrever sobre receitas de bolo.

HEITOR disse...

Miro,
você realmente é um republicano, haja vista que qualquer comentário, você publica, como o do sr. Ricardo Garcia. É realmente total falta de informação e de noção, achar que estaríamos melhor sem os sindicatos, sem a luta sindical. Hoje é fácil falar do sindicato, num país que tem leis trabalhistas respeitadas e índice baixo de desemprego.

leonardo-pe disse...

esse Alex é da turma do Facebook.menos cara!