terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Comparação Lula-FHC irrita tucanos

Por Altamiro Borges

Nas comemorações dos dez anos no governo, o PT lança nesta semana um livrete de 15 páginas com um comparativo entre o reinado de FHC e as gestões de Lula e Dilma. O texto didático, que aponta o “desastre neoliberal” causado pelos tucanos, já causou urticária na oposição de direita e na sua mídia venal. A Folha serrista condenou o “forte tom ideológico da cartilha”; o presidente do PSDB, o jagunço Sérgio Guerra, atacou o “mensalão petista”; e Aécio Neves, o cambaleante presidencial tucano, anunciou que vai listar os “13 fracassos do PT”.

Editado pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo, o livrete apresenta fatos concretos, inquestionáveis. Mostra, por exemplo, que nos oito anos de FHC, “enquanto o salário médio dos trabalhadores caiu, aumentou a derrama contínua de recursos públicos para os segmentos mais ricos e enriquecidos por uma dívida em expansão e por taxas reais de juros incomparáveis internacionalmente”. Na gestão tucana, a taxa básica de juros, Selic, ultrapassou os 40% ao ano; hoje, ela está em 7,25%, a menor da história recente do país.

O documento critica o “Consenso de Washington” – o receituário neoliberal de desmonte do estado, da nação e do trabalho – seguido caninamente pelos tucanos. Ele cita dados objetivos sobre o desemprego, os salários, a pobreza e a distribuição de renda no reinado de FHC e conclui que “o desastre do neoliberalismo foi contundente”. Ela também condena “as privatizações sem critérios e [sem] decência administrativa”, que resultaram em cerca de meio milhão de trabalhadores demitidos das estatais.

Como contraponto, o livrete aponta que as gestões de Lula e Dilma iniciaram a construção de política alternativa, com mais soberania nacional, mais políticas sociais e mais democracia. “A armadilha na qual os governos neoliberais aprisionaram o país foi sendo desarmada graças a uma nova maioria política, capaz de estabelecer um novo ciclo de mudanças... Os dez últimos anos mudaram o Brasil, permitindo reverter a decadência induzida pela rota da neocolonização neoliberal. O povo voltou a protagonizar mudanças”.

4 comentários:

Seuguila disse...

Como obter este livreto aqui em Natal?
Guilherme

Anônimo disse...


Isso aí. Agora temos que atravessar o portal e atingir uma distribuição de renda: trabalho sem salário gera favela, doença, droga, crime, prisão, ignorância.
Temos de exigir as mudanças o mais rápido, pois a população que mais cresce é sabidamente a população pobre.

Henrique disse...

A verdadeira irritação dos tucanos:

- Em seu livro 'A Arte da Política',que eu tive a PACHORRA de ler, quando em seu governo quebrou o Brasil por 3 vezes e desvalorizou o Real por 4 vezes, disse, com todas as letras, FHC: "FICAMOS IMÓVEIS NA CRISE".

- Entrevista à revista Piauí/agosto/2007 - disse, com todas as letras, FHC:"EU TRAÍ OS INTERESSES DA PÁTRIA"

Soares disse...

É impressionante como esse marionete do Zé Chirico (vulgo cambaleante senador)é burro. Se ele vai a tribuna do Senado para listar as 13 "mancadas" do PT, será que ele não imagina que o PT pode caminhar na mesma linha e listar as 45 "cagadas" tucanas ?