sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mídia defende “delinquente” da Bolívia

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o governo Dilma decidiu conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina. A mídia colonizada, que fez tanto escarcéu contra o abrigo concedido ao italiano Cesare Battisti, agora faz o papel de advogado de defesa do direitista do país vizinho. Apresenta-o como “vitima de feroz perseguição política” e nada fala sobre a sua biografia sinistra.


Roger Pinto é um “delinquente comum”, garante o presidente Evo Morales, que anunciou que enviará a Brasília farta documentação do judiciário que comprova sua acusação. O senador responde a 21 processos, inclusive por assassinato e corrupção. Em 2008, o direitista comandou o massacre de camponeses no Estado de Pando. Até denúncias por danos ambientais pesam contra o rico latifundiário.

Acusado por crimes comuns

A Bolívia criticou a decisão do governo brasileiro. O vice-presidente Álvaro García Linera, que ocupa interinamente a presidência, foi enfático. “Considero desatinada a decisão do Brasil de dar asilo a uma pessoa que, aqui na Bolívia, não é acusada por suas ideias, e sim por crimes comuns”. Para ele, o senador Roger Pinto é um “assassino” e “corrupto” e foi processado por graves “prejuízos econômicos ao Estado”.

Roger Pinto está alojado na embaixada do Brasil em La Paz, capital boliviana, desde 28 de maio. Diante do fato consumado, o Itamaraty decidiu conceder asilo “à luz das normas e da prática do direito internacional latino-americano”, segundo nota oficial. O senador ainda depende de “salvo-conduto” para deixar a Bolívia. Se depender da mídia colonizada, o “delinquente” será recebido como herói no Brasil.

0 comentários: